Informamos que o funcionário deverá trabalhar vestido de acordo com o seu Salário, e seguindo as tendências da moda “à la PT-SONAE”.
a) Se o empregado usar uns ténis Adidas de 100€ ou uma bolsa Gucci de 150€, presume-se que está muito bem de finanças e portanto, não precisa de aumento.
b) Se ele se vestir de forma pobre, será um sinal de que precisa aprender a controlar melhor o seu dinheiro para que possa comprar roupas melhores e portanto, não precisa de aumento. Em alternativa poderá sempre ditrigir-se a uma das grandes superfícies do Grupo PT-SONAE – MODELO Bonjour & CONTINENTE – e aproveitar as sobras, após reposição nos escaparates e expositores.
c) Se ele se vestir no meio-termo, estará perfeito e portanto, não precisa de aumento. E muito menos de andar a passear nas grandes superfícies, pois dá mau exemplo aos restantes colegas!
AUSÊNCIA POR DOENÇA
Não vamos mais aceitar uma declaração do médico como prova de doença. Se o funcionário PT-SONAE tem condições para ir até ao consultório médico também tem condições para vir trabalhar.
NOTA: As cirurgias são proibidas.
Enquanto o funcionário PT-SONAE trabalhar neste Grupo, precisará de todos os seus órgãos, portanto, não deve pensar em tirar nada. Nós contratámo-lo inteiro. Remover algo constitui quebra de contrato.
AUSÊNCIAS DEVIDO A MOTIVOS PESSOAIS
Cada funcionário PT-SONAE receberá 104 dias para tratar de assuntos pessoais, em cada ano. Chamam-se Sábados e Domingos.
FÉRIAS
Todos os funcionários PT-SONAE têm direito a gozar ainda mais 12 dias de férias, nos seguintes dias de cada ano:
1 de Janeiro, Dia de Páscoa, 25 de Abril
1 de Maio, 10 de Junho, 15 de Agosto
5 de Outubro, 1 de Novembro, 1, 8 e 25 de Dezembro.
AUSÊNCIA POR FALECIMENTO DE ENTE QUERIDO
Esta não é uma justificação para perder um dia de trabalho. Não há nada que se possa fazer pelos amigos, parentes ou colegas de trabalho falecidos. Todo o esforço deverá ser empenhado para que os não-funcionários do Grupo PT-SONAE cuidem dos detalhes.
Nos casos raros, onde o envolvimento do funcionário PT-SONAE é necessário, o enterro deverá ser marcado para o final da tarde, após o expediente. No entanto, teremos prazer em autorizar que o funcionário PT-SONAE trabalhe durante o horário do almoço e, permitir que se ausente uma hora antes do términus do expediente, para assistir às exéquias.
No caso de ter que voltar ao seu local de trabalho para terminar qualquer tarefa inadiável, o funcionário PT-SONAE deverá deixar à porta qualquer manifestação mais emotiva.
AUSÊNCIA DEVIDO À SUA PRÓPRIA MORTE
Isto será aceite como desculpa.
Entretanto, exigimos pelo menos 15 dias de aviso prévio, visto que cabe ao funcionário PT-SONAE treinar o seu substituto.
O USO DO WC
Os funcionários PT-SONAE não podem passar tempo demais na casa de banho.
Assim, e na sequência da reestruturação do Grupo PT-SONAE, dado o evidente aumento de recursos humanos, somos obrigados a optar por um sistema de ordem alfabética, ou seja, todos os funcionários cujos nomes começam com a letra 'A' irão ao WC entre as 9:00 e 9:20; letra 'B' entre 9:20 e 9:40, etc. Se não puder ir na hora designada, será preciso esperar a sua vez, na próxima volta, isto é, após a letra Z!
Em caso de emergência, os funcionários PT-SONAE poderão trocar o seu horário com um colega. Ambos os chefes dos funcionários deverão aprovar essa troca, por escrito.
Adicionalmente, e devido à fase que o Grupo PT-SONAE atravessa, (nomeadamente para os novatos da PT, deslumbrados com as regras da casa) há um limite estritamente máximo de 3 minutos na sanita. Acabando esses 3 minutos, um alarme tocará, o rolo de papel higiénico será recolhido, a porta da sanita abrir-se-á e uma foto será tirada. Se for repetente, a foto será afixada no quadro de avisos e Intranet do Serviço com o título Infractor Crónico.
A HORA DO ALMOÇO
a) Os magros têm 30 minutos para o almoço, porque precisam comer mais para parecerem saudáveis.
b) As pessoas de tamanho normal têm 15 minutos para comer uma refeição balanceada que sustente o seu corpo mediano.
c) Os gordos têm 5 minutos, porque é tudo o que precisam para tomar uma salada e um moderador de apetite.
Muito obrigado pela sua fidelidade ao Grupo PT-SONAE. Estamos aqui para proporcionar uma experiência laboral positiva. Portanto, todas as dúvidas, comentários, preocupações, reclamações, frustrações, irritações, desagravos, insinuações, alegações, acusações, observações, consternações e quaisquer outras matérias semelhantes, deverão ser objecto de conversa apenas e só nos vossos lares, junto da respectiva família, para animar o vosso final de dia!!!
Bem vindo ao novo Grupo PT-SONAE.
A Administração.
22 comentários:
A brincar, a brincar, mas o ambiente na Sonae - Espido -Maia é de cortar à faca.
Falava-vos a voz da experiência, que trabalhei 1 dia e meio dos RH da Sonae distribuição, através da empresa de trabalho temporário Multilabor. É verdade, esqueci-me de vos dizer que não fizeram contrato comigo e ainda não me pagaram e já passaram + de 2 semanas. Até nos Recursos Humanos da Sonae Distribuição têm empregados com trabalho precário. E estão a aproveitar-se bem os sacanas.Entrei a meio do dia, p/ não me pagaram o Sub. Ref desse dia, e no final do 2º dia a multilabor já estava a dizer-me que a Sonae já não precisavam do meu trabalho. Presenciei com outras funcionárias da Multilabor a trabalhar no mesmo local o medo que tinham até p/ fazer um telefonema particular, ou comer um pão a meio da tarde.Quem diria que uma grande empresa utilizaria, até no seu Deptº de Rec. Humanos trabalhadores precários!Diseram-me no local que a minha antecessora tambénm tinha trabalhado 1 dia e meio. A Sonae está a utilizar este tipo de trabalho e lava daí as suas mãos, pois as pessoas que entram e saiem nem sequer têm tempo de esperar p/ assinar contrato, pois a responsabilidade é da outra empresa - Multilabor (Porto) que com falsidade e sonegando informação se aproveita daqueles que anseiam por uma oportunidade de emprego. Este tipo de empresas têm um nome feio muito próprio.É assim que há meia duzia de ricos que vivem à custa dos outros, e é assim que se constroem grandes impérios e grandes fortunas.
Uma desempregada apanhada nas malhas do trabalho precário
E muito provavelmente, a "Multilabor" foi criada com capitais do Grupo Sonae, ou outro semelhante.
OProv
Texto muito bem conseguido! ;)
Quando é que os chefes dos continentes vão ao balão?. O meu chefe quando tá com a narsa é um chato do caraças, não me largas os tomates. A banana, a banana, a banana....dasse, bebedo do caralh......
grave grave é o pobre o funcionario que normalmente não consegue compedir contra as garras da sonae...aqui numa das lojas da dop sul, sofre-se de persiguições e esquemas psicologicos para levar a despedir-se por não aguentar mais o "clima". somos até controlados o tempo que vamos evacoar....do tipo, "olhe porque esteve tanto tempo no wc?" a resposta já sabem...salut pros colegas
Trabalho no modelo à quase 11 meses, tenho pedido sempre para fazer pausa para lanche depois de pedir autorização à chefia pois o meu contrato é de 4 h por dia, n tenho tido problemas até que à uns dias o actual gerente se virou para mim e disse que achava justo que eu desse os 10 a 15 min ao fim das 4 h para compensar esse tempo "perdido", que não tinha direito visto ser um part time, eu não concordo e vou ao centro de saúde ver se consigo um papel a atestar a necessidade de comer a meio da manha visto andar com problemas de estômago, não é o melhor sitio para trabalhar decididamente fica aqui o meu testemunho, mais um mês e pouco estou fora disto :)
Pois é,eu não trabalho para a Sonae mas o meu marido sim...aquilo parece uma cadeia!!Não se pode tirar pausa ao meio da manhã e ao meio da tarde,se os funcionários estiverem doentes é o fim do mundo,(de certeza que estão a mentir)e se não gostarem de algum funcionário "a cama fica pronta!" Uma empresa com esta dimensão deveria ter vergonha de acontecerem este tipo de situações.Se querem bons resultados respeitem os funcionários!!!
E mais esta:
«a administração demonstru uma total falta de consideração pelos empregados quando, há uns tempos num programa de Televisão, comemorativo do aniversário da empresa, o presidente da SONAE no seu discurso, agradeceu à TVI(ou SIC?), às Autarquias, aos Clientes, mas NEM UMA PALAVRINHA DE APREÇO AOS EMPREGADOS - não contam, não valem nada, só os gestores é que contribuiram para o sucesso do Grupo...»
sou colaborador do modelo da lousã e aquela mer++ eh uma vergonha.. a começar plo director que anda sempre a chatiar a malta e quando fala muito eh só baba nos cantos da boca..
Os chefes não sabem mandar nem percebem um boi daquela merda.. noz funcionarios eh sempre a por horas po saco.. so ah uns que se safam pk sao afilhados dos chefes e ate alguns dao umas berlaitadas no carro para não fazerem tanto serviço...
mas pronto isto ta mau de empregos temos de aproveitar este..
andei eu a estudar para k???
Ola... Eu aqui ha tempos trabalhei num supermercado do grupo sonae, porem vi me embora ao fim dos 15 dias experimentais e nem cheguei a avisar mais tarde era p ir trabalhar para outro sitio do grupo sonae e disseram pk tive akele contrato com a sonae nao podia iniciar serviço. Gostava de saber se é so durante um certo periodo de tempo que nao posso mais trabalhar com a sonae ou e para sempre? Como e que funcionam?
Olá, eu sou funcionária do hipermercado continente(sonae), do colombo, aquilo é uma porcaria, temos umas chefes otárias, k nem o próprio nome sabem escrever. Eu pergunto será k o director do continente do colombo possui um manual de competências, há pessoas k começaram a trabalhar a 2 meses e já são supervisores!? Se nem sabe passar produtos numa caixa, como poderá resolver eventuais problemas colocados pelos clientes!? Mas deve ser afilhado de alguém. Mas isso é uma vergonha das grandes, o continente colombo é o pior hiper do país, falta-lhe chefes competentes, pois a maioria nem o 9º ano têm, e são chefes de licenciados!!! k Vergonha
Olá eu sou do Porto e estou prestes a ser contratada pela sonae para um novo espaço trabalharia em part-time já fui a duas entrevistas e ninguem me falou em ordenado alguem me diz para 20 horas semanais quanto se ganha mais ou menos? obrigada
O ordenado sao de 242 euros ao final do mês. Também sou trabalhador do modelo agora quase convertido ao continente e pelos vistos o mal esta por todo o lado.
Chefes que chegam atrasados e ainda ficam a fumar, e mandam a boca para quem vai chega um ou 2 minutos depois de picar o ponto. Se vou cagar perguntao me se foi ver os preços na casa de banho....
Muitos afilhados podem picar o ponto sem estar fardados mas os que estao la em baixo so podem picar o ponto completamente fardados nem a porra dum casaco um gajo pode levar por cima da farda...
Enfim o meu concelho a todos voces é tentem procurar algo de melhor tou a 3 meses e foi o pior erro que cometi...
Boa sorte a quem trabalha para a sonae.
ESTOU DE ACORDO COM TUDO QUE AKI FOI ESCRITO,MAS OS PROBLEMAS AINDA SAO MAIS SERIOS, O CONTINENTE DE VALE FORMOSO NO PORTO CONTINUA A COLOCAR NO LATAO DO LIXO PRODUTOS COMESTIVEIS COM A DATA DE VALIDADE VENCIDOS, IOGURTES,TARTES,BOLOS,DOCE DE OVOS MOLES,GELATINA,ENTRE OUTROS, A QUESTAO E QUE A UMA PESSOA QUE RETIRA DESTE CONTENTOR DE LIXO E DISTRIBUI PELAS CRIANÇAS DO BAIRRO E ESTAS JA FORAM ATENDIDAS NAS URGENCIAS COM INTOCXICAÇAO ALIMENTAR,JA MANDEI EMAIL A PEDIR QUE NAO DEPOSITEM ALI O LIXO, VISTO O CAMINHAO DE RECOLHA ORGANICA PASSAR POR ALI,NO PROPRIO CONTINENTE TODOS OS DIAS P RECOLHER A CARNE E AFINS . ISTO E UM GRANDE PROBLEMA.MAS VE-SE QUE A SONAE - CONTINENTE NAO ESTA NEM AI PARA O ASSUNTO .
a muito que so clinte dos hipermercados continente e modelo e pior deser clinte e como funsionario de empresa de transportes vo muitas veses aos entreposto da azambuja descargar mercadorias que deventer horas de reseçao as cuais por muitos motivos o deslecho de los funcionarios o seila perguisa sera que sonae na paga ordenad para cumplir a suas fuçoes o certo trabalhador de uma empreça traspotes somos muito mal tratados e temos que estar muitas horas para poder entregar uma encomenda sera posible que niguem dis nada espero que isto melhores depois de esta mensague espesial no entreposto da azambuja que pior deles
Viseu continente - modelo
problemas:
1.chefias sem formação civica e academica.
2. horas para o dito saco( constantemente)
3. Salario de rir 2,88 a hora..
4. funcionarios com maior nivel academico em contraste das chefias.
5. director que exerce o cargo, mas é pago como chefe.
6. funcionarios obrigados a ir para areas aonde nao teem formação
exemplo: uma "peixeira" a atender na padaria", uma operadora de caixa a cortar bacalhau, sujeita a ter um acidente de trabalho que depois nao é coberto pelo seguro pois nao é sua função...
pior, chega a chefia e grita connosco porque supostamente está mal feito o trabalho (lol)
7.controlo de qualidade faz vista grossa aos problemas existentes, que ate os clientes sabem quais sao.
8. trocas de horários sem aviso previo aos funcionários.
exemplo chego ao trabalho no horário fornecido pela chefia, e tenho que voltar para casa,porque... ai e tal esqueceram-se de avisar da alteração.e ainda sou o culpado.
9.Ter que ir trabalhar durante as férias sem ser pago como tal...
10. chefias que alteram as avaliações conforme a maré...avaliam sem acompanhar o trabalho do funcionário.
por estas, e por outras mais complicadas, que a Sonae tem lucros de milhões...
enfim, é o que temos...
se por acaso te surgir alguma doença e que tenhas k estar algum tempo de baixa, tranferem-te para a conchichina e ficas logo sem vida familiar e sem ordenado para pagar os transportes. Actualmente e cada x mais, os directores destas superficies, são pessoas sem escrupulos, sem vida própria, frustados e capazes de cenas atrozes para te colocarem processos disciplinares sem pés nem cabeça. Sonae só mesmo para matar o funcionário.....
Entao é assim.... realmente muito do que esta aqui escrito é verdade, conheço bem o "mundo sonae" e existe muita violência psicológica é verdade. Existem pessoas sem formação a gerir e existem pessoas com cursos superiores mas sem respeito pelos funcionários e sem conhecimentos na área!!! Não é preciso ser doutor para chefiar, e um líder não se impõe conquista o lugar, mas na sonae poucas vezes é assim, porque até podes trabalhar la 10 anos perceber de tudo, mas vão contratar uma universitária(o) para chefe ou gerente que nao percebe nada, vai ganhar o dobro e os funcionários é k a(o) vão ter de ensinar!!!
Os horarios é uma merda uns tem tudo outros não tem nada, se fazes algo que a empresa não gosta vais pro castigo e isso é: mudam o turno, mudam o horário tiram os cargos ou manda-te para a conchichina!!!
Se estiveres doente para além da desconfiança, ligam-te ao fim de todas as baixas para saber se já podes ir trabalhar, mas não para
saber como vai a saúde!!! A maior parte das chefias são realmente e pouco humanas ; Comer a meio da manha 5 minutos, wc só se estiver a portinha para não demorar muito!!
doentes nem pensar!!! enfim tinha conversa para 2 meses :/
E bem verdade muito que se conta aqui.desde as chefias a directores de loja,(muitos subindo de categoria gracas as graxas e secalhar alguns dando as malg,s)...e vergonhoso que so se preocupam com tudo havendo visitas nas lojas ai sim comeca tudo e serve tudo para meterem os funcionarios a trabalhar e fazerem figuras de palhacos,limpar e arranjar coisas pa fotografia,sem falar k no fim e tipo comida pa porcos metendo os restos da comida das visiitas no refeitorio,tipo nao vamos estragar,e para parecer bem, que quando a loja fecha vai pao,carne,e fruta para o lixo,,as isto so elaborando um ou dois cadernos cheios para explicar esse mundo sonae tirando as lojas na sede ha departamentos iguais,que sao os pretos enquanto fazem o trabalho para os outros bois....mas eu irei vir aqui comtar mais, ate la....
E andar anos a fazer trabalho de chefia e a receber o mesmo que os colegas com promessa atrás de promessa, inclusivamente da pessoa que dirige as operações na área, e na hora h mais uma desculpa, mas o trabalho tem de continuar a ser assegurado!!!!!
Basicamente o lema desta empresa é: Otários voçês só servem para ser explorados, esqueçam serem pagos para isso
Boa tarde, também sou funcionário Sonae, no entreposto da Maia(logistica), sou por intermédio de pertencente ao grupo Sonae, tenho estado lá quase á 1 ano, mas não é seguido, já fiz quase tudo lá, picking, passar filme, descargas, o mais interessante, é que não sirvo para mais nada, só para temporário, porque, não uso graxa,não chupo umas pil@s ao chefe, digo umas verdades que eles não gostam e ficam nas "horas" tou farto daquilo e ando lá para poder obter os meus objectivos que quando forem realizados irá ser um alivio, dizem que está difícil, mas para os gestores andarem de brutos carros BMWs Mercedes, Audis de ultima geração já não está.
Um dia talvez diga, "Mas voçês pensam que tenho cara de palhaço, pertenco á sua familia, burro como voçê" chamar alguns inteligentes é insultar-lhes, trocam de horários e locais de trabalho como dá na real gana. Já me esquecia, ano passado meteram, pessoas novas para efectuarem as mesmas funções(operador de picking),algumas tiveram de serem ensinadas, mas não se lembraram dos funcionários temporários que já lá estavam(que era o meu caso) fiquei com um "Pó" depois disso
Uma empresa desta dimensões deveria ter respeito pelos funcionários e mante-los satisfeitos
amigos, infelizmente a escravatura existe em todo o País, em todos os empregos.
esses gajos da "Sonae" podiam, (já agora) inventar um sistema electrónico de picagem à entrada da casa-de-banho, assim o funcionário ia mijar e picava o cartão, eles sabiam se a pessoa esteve 2 ou 3 minutos na casa-de-banho.
Só falta mesmo isso!
Eu sou vigilante há quinze anos, e eu tinha orgulho na minha profissão, ganhava uns 870 euros a fazer horas a mais, nunca faltei.
Já fui funcionário na «Vinsa», depois «2045» e agora «grupo8».
E nos tempos de hoje, já tenho vergonha de ser vigilante explorado.
Um gajo faz noites e mais noites, trabalha feriados, para ganhar uns míseros 680 euros! Fazendo horas nocturnas incluídas, e os turnos fazem mal à saúde.
Hora de almoço ou jantar nunca tive, NUNCA, tenho que comer uma refeição à pressa dentro da portaria, sempre a ser interrompido com telefonemas, encomendas, viaturas etc. O stress em alguns postos de trabalho é grande, e fiquei com úlcera nervosa no estômago, de engolir sempre comida à pressa.
Existem empresas que cobram 150$ no salário, pela farda.
Outras cobram mais de 200$ para renovarmos cartão do M.A.I e frequentarmos a formação, e as despesas todas (viagens, alojamento, refeições) para ficar 3 dias em Lisboa nas formações, somos nós que pagamos do nosso bolso.
Ou seja, para trabalhar temos que pagar:
farda, formação e cartão.
Horas nocturnas, quase ao preço das diurnas.
Horas para refeição: não existem.
Ir ao wc, tem que ser à pressa.
Pois nem todas as portarias ou recepções têm 2 vigilantes, a esmagadora maioria de portarias e recepções só têm 1 vigilante sozinho.
De noite uma vez passei mal, vómitos, intoxicação alimentar, o chefe não tinha ninguém para me substituir, e um vigilante sozinho não pode abandonar o posto, dá direito a despedimento.
Existem pessoas que pensam que vigilante é sempre um velhote que dorme noites inteiras no trabalho, ou é analfabeto, etc.
Mas não corresponde à verdade.
Tenho colegas novos, como eu, 35 anos, e com 12º ano e cursos mas não se consegue empregos melhores, e a maioria dos bons empregos hoje somente com «cunhas»
Enviar um comentário